Hoje celebramos o dia de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil, feriado nacional, extremamente importante para nós católicos.
BREVE HISTÓRIA
Encontro da estátua de Nossa de Senhora de Aparecida
O Milagre de Aparecida aconteceu em São Paulo, em meados do séc. XVIII, onde, às margens do Rio Paraíba, haviam alguns pescadores e, ao jogar a rede, encontraram um pedaço de uma escultura quebrada, que lembrava um corpo, ao jogar as redes de novo, encontraram uma cabeça, que acabou por formar a imagem da Santa.
“João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia, depois de colocar a imagem dentro do barco, puderam vivenciar a ação da Mãe de Deus. Os pescadores, que antes não tinham conseguido pescar nada, encheram as suas redes com uma quantidade abundante de peixes.
Antes de levarem os peixes para o banquete, entregaram os pedaços da estátua a Silvana da Rocha Alves, esposa de Domingos, irmã de Felipe e mãe de João, que reuniu as duas partes com cera e a colocou num pequeno altar na casa da família, agradecendo a Nossa Senhora o milagre dos peixes.
Nascia ali uma devoção, reunindo todos os sábados os moradores da região para rezarem o terço e cantarem a ladainha.”
A Aparição de nossa Senhora foi de extrema importância aos moradores da região, pois saber que estavam sendo guraddos os trouxe mais força!
Dessa forma, construíram uma igreja no Morro dos Coqueiros. Foi a inauguração da igreja que deu origem ao Santuário.
Nesta ocasião inauguraram também o povoado com o nome de ‘Capela de Aparecida’.
Em sequência levaram a imagem em solene procissão a nova igreja e colocada no nicho do altar, onde aconteceu a benção da imagem e a celebração da primeira missa.
Esse foi o primeiro Santuário que acolheu multidões, mas foi construído em taipa de pilão e, por isso, não resistiu ao tempo.
Após a Aparição diversos milagres ocorreram na região, e hoje a Nsa. Srs. de Aparecida é símbolo de devoção para milhares de cristãos e tida como Padroeira do Brasil.
Em agradecimento oramos assim:
Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida.
Mãe de meu Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, Refúgio e Consolação dos aflitos e atribulados.
Ó Virgem Santíssima, cheia de poder e bondade, lançai sobre nós um olhar favorável, para que sejamos socorridos em todas as necessidades.
Lembrai-vos, clementíssima Mãe Aparecida, que não se consta que de todos os que têm a vós recorrido, invocado vosso santíssimo nome e implorado vossa singular proteção, fosse por vós algum abandonado.
Animado com esta confiança a vós recorro: tomo-vos de hoje para sempre por minha Mãe, minha protetora, minha consolação e guia, minha esperança e minha luz na hora da morte.
Assim pois, Senhora, livrai-me de tudo o que possa ofender-vos e a vosso Filho meu Redentor e Senhor Jesus Cristo. Virgem bendita, preservai este vosso indigno servo, esta casa e seus habitantes, da peste, fome, guerra, raios, tempestades e outros perigos e males que nos possam flagelar.
Soberana Senhora, dignai-vos dirigir-nos em todos os negócios espirituais e temporais; livrai-nos da tentação do demônio, para que, trilhando o caminho da virtude, pelos merecimentos da vossa puríssima Virgindade e do preciosíssimo Sangue de vosso Filho, vos possamos ver, amar e gozar na eterna glória, por todos os séculos dos séculos.
Amém.
Não perca os próximos grupos de ROMARIA À APARECIDA, em devoção a Nsa. Sra. para o Santuário de Aparecida, localizado em São Paulo
Att, Equipe Domus
Fonte: https://www.a12.com/santuario/historia-de-nossa-senhora-aparecida-1717