O dia 13 de maio de cada ano é lembrado como a data em que Nossa Senhora fez sua primeira aparição na cidade portuguesa de Fátima para três pastorzinhos cujos nomes eram Lúcia, Francisco e Jacinta, no ano de 1917.
Segundo os relatos, o primeiro ato ocorreu enquanto as crianças apascentavam um pequeno rebanho nos arredores da cidade e, após a reza do terço, foram surpreendidas por uma luz brilhante e agraciadas pela presença da Santa que lhes pediu para que continuassem a rezar bastante e aprendessem a ler. Em um dos atos subsequentes, que ocorreu no mesmo dia de outubro daquele ano, outras pessoas testemunharam o que foi definido como “Milagre do Sol”, uma prova prometida pela própria Nossa Senhora para que todos pudessem acreditar, e que também solicitou que fosse construída uma capela no local e que hoje é parte integrante do Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
O fato é que a Igreja Católica reconheceu esse evento como um milagre em 1930 e até hoje existem diversos relatos complementares nas memórias da conhecida Irmã Lúcia, uma das crianças envolvidas e que acabou tornando-se freira.