Quem vai a Roma e se interessa pelo Vaticano igrejas e a parte religiosa da cidade eterna deve elogiar no roteiro o inspirador Castelo de Sant’Angelo. Localizado em linha reta a 10 minutos a pé da Basílica de São Pedro no Vaticano é um monumento muito impressionante que teve a Construção iniciada no ano de 123 com o término em 139, para servir de mausoléu ao imperador Adriano.
Há alguns séculos parte da construção conectou-se ao Vaticano por um corredor de 800 metros – o Passeto (1), que serviu como rota de fuga a papas e religiosos quando estes correm algum perigo.
O aspecto do Castelo lembra mais uma fortaleza que um lugar sacro, e ao longo do tempo apresentou diversas funções como: mausoléu, tribunal, prisão, forte militar, residência e museu, como hoje estão organizado. Porém através de uma visão do Papa Gregório Magno no século XI, o então complexo Memória de Adriano, mudaria o nome para Castelo de Sant’Angelo.
Ocorre que uma peste agressiva assolava Roma e muitos habitantes estavam morrendo. O encarregado Papa Gregório Magno instituiu três dias de procissão na cidade evocando a Ladainha de Nossa Senhora e foi durante esta que o sumo pontífice avistou sobre o Forte um enorme anjo. Logo após a visão compreendeu que Deus ouvirá as suas preces e ao cessar a epidemia, o local conhecido como a Memória de Adriano tornou-se o visitado Castelo de Sant’Angelo, que hoje opera como um museu. No topo do complexo uma estátua imensa de São Miguel Arcanjo, posicionado de forma estratégica, acampa sobre a Roma cristã, e este local oferece aos visitantes uma vista panorâmica privilegiada da cidade. Sim é possível subir no terraço!
O Castelo localiza-se sobre as margens do Rio Tibre e bem em sua frente uma ponte com enormes esculturas de anjos fazem guarda aos visitantes que atravessam a passagem entre a rua e o rio para chegar ao monumento. Se durante o dia a imagem do local impressiona contrastando o ocre das pedras com o azul do céu, a noite ele deslumbra com uma iluminação peculiar em torno da grande obra e dos anjos que vigiam sobre a ponte de pedra.
Para os turistas que estão em viagem religiosa, podem acrescentar o local no roteiro, para uma completa experiência espiritual em Roma.
__________
- O Passeto é uma passagem elevada que se conecta ao Vaticano, com aproximadamente 800 metros de comprimento erguido sobre o Rione Borgo – uma das regiões de Roma. A obra datada em 1277, fora construída pelo Papa Nicolau III, para servir de refúgio e residência dos papas em perigo de invasão, que ficavam abrigados e protegidos no Castelo de Sant’Angelo.