A poucas horas de viagem da Cidade do Cabo (Capetown), encontra-se a chamada Cape Winelands, ou como podemos chamar aqui no Brasil a “Região Vinícola”. O viajante que tiver a oportunidade de conhecer este lugar, descobrirá um mundo a parte de tudo do que se encontra nas paisagens sul africanas, marcado por montanhas, vales e campos verdes repletos de uvas.
São cerca de 100 vinhedos em toda a região incluindo as legendárias propriedades Spier e Mongenhof, em Stellenbosch, Vergelegen e Somerset West, responsáveis pela maior fama deste lugar mágico, que recebe viajantes do mundo todo para explorar todas as nuances desta região.
O visitante que se aventurar por Cape Winelands, contará com total suporte local, restaurantes, pousadas, fazendas, e as cidades próximas de Stellenbosch, Franschhoek e Paarl estão preparadas para acomodar todo visitante que chega. Prepare-se para se encantar com um excelente atendimento e com acomodações para todos os gostos e bolsos.
As cidades da região de Cape Winelands atraem turistas por diversas razões e cada uma delas possui atrativos sem igual, onde o visitante será transportado desde um campo de flores inglês a uma parte da toscana na Itália.
A cidade de Stellenbosch fundada em 1685 é conhecida por ser o berço histórica da cultura dos Afrikaans (sul africanos de origem holandesa), recomenda-se fazer uma visita a cidade a pé e não deixa de conhecer Oom Samie se Winkel que significa “A Loja do Tio Samie”, uma charmosa loja com estilo vitoriano que vem funcionando desde 1904. Não esqueça de visita as vinícolas, principalmente Spier Sate uma das mais famosas da cidade contando até com sua própria estação de trem, facilitando acesso para que vem da Cidade do Cabo, Morgenhof fundada em 1692 produz anualmente cerca de 300mil garrafas de vinho da melhor qualidade ou a Vergelegen famosa por ter recebido personalidades como a Rainha Elizabeth II e Bill Clinton e por ser o lugar favorito de Nelson Mandela.
Também nas redondezas, a cidade de Paarl possui duas vinícolas. Esse destino popular recebeu seu nome devido às enormes rochas de granito chamadas de Paarl Rocks, que têm 500 milhões de anos de idade e dizem as lendas, brilham como pérolas quando estão molhadas de chuva.
Winelands oferece diversão variada, como a Boesmanskloof Traverse, uma trilha para cinco horas de caminhada entre as vilas rústicas de Greyton e McGregor, e o Kleinplasie Open-Air Museum, um museu-fazenda perto de Worcester, que mostra o estilo de vida dos primeiros fazendeiros da região.
Independente das cidades e das vinícolas, Winelands não desapontará o visitante que escolher este lugar para conhecer