Juranda: o Milagre dos Santos Pastorinhos
Dia 20 de Fevereiro é celebrado pela Igreja Católica o dia dos Santos Pastorinhos: São Francisco e Santa Jacinta Marto.
Os Pastorinhos nasceram em Aljustrel perto de Fátima – Portugal: Francisco Marto de 9 anos e Jacinta Marto com 7 anos, irmãos que junto com sua prima Lúcia de 10 anos, em 1917 na Cova da Iria juntos com sua prima Lúcia pastoreavam um rebanho de ovelhas, quando se surpreenderam com a aparição de uma Senhora vestida de branco, mais brilhante que o sol, era a Santíssima Virgem Maria.
Os irmãos faleceram pouco tempo depois das aparições, por consequência da pandemia da gripe espanhola, mas tinham a esperança do encontro com a Nossa Senhora e Jesus. Seus túmulos se encontram dentro da Basílica do Rosário no Santuário de Fátima em Portugal.
A prima Lúcia viveu como religiosa e faleceu aos 97 anos, em 2005.
A devoção em Juranda
O dia 03 de março de 2013 se tornou um marco para a cidade de Juranda, localizada na região centro-oeste do Paraná, onde Lucas de 5 anos, que brincava com sua irmã, caiu da janela do apartamento dos avós e sofreu uma grave lesão cerebral.
Os pais, vendo o filho hospitalizado e em coma, foram até as Irmãs Carmelitas do Mosteiro de Nossa Senhora do Carmo em Campo Mourão (69 km de Juranda), que se reuniram em oração pedindo a intercessão dos Pastorinhos pelo menino Lucas.
O Milagre
O Lucas, sem esperança pelos médicos, se recuperou e acordou do coma, perguntando pela irmã. Foi considerado um milagre pela comunidade local, e chegou ao Vaticano todo o acontecido. Seguiu-se um processo longo e criterioso de canonização, onde um tribunal eclesial foi montado para que as testemunhas fossem ouvidas e o relatório encaminhado para o Vaticano.
Em 2017 veio a noticia, quando a Santa Sé reconheceu a grande benção atribuída ao Lucas através da intercessão dos Pastorinhos. Naquele ano o Papa Francisco canonizou os Pastorinhos, na mesma data em que se comemoravam os 100 anos das aparições em Fátima, assim Francisco e Jacinta se tornaram as primeiras crianças santas não martirizadas.
Juranda: a cidade do Milagre
Com o milagre recebido pelo Lucas, Juranda foi se tornando conhecida no Brasil e no mundo católico. A realização das festividades em honra aos Santos Pastorinhos acontece todos os dias 20 de cada mês. A Celebração especial é no dia 20 de Fevereiro que se tornou um evento religioso que proporciona uma verdadeira experiência de fé.
Além disso, como cidade interiorana é possível ouvir o sino e a oração do “Angelus” diariamente por toda comunidade. A cidade é pequena, mas a fé do povo é grande.
Celebrações
Tem momentos de espiritualidade com a oração do Terço, procissão luminosa e a Santa Missa na Igreja Matriz consagrada a Nossa Senhora Mãe de Deus. Em seu interior, junto ao altar podemos encontrar a imagem de Nossa Senhora de Fátima, junto com as esculturas dos Santos Pastorinhos e o relicário.