Shalom peregrinos,
Esta é minha publicação, um tanto diferente das demais, pois este é meu testemunho de peregrinação, para a JMJ de 2019 no Panamá.
Esta foi a primeira vez que eu fiz uma viagem para fora e com um grupo tão grande.
Estava acompanhada da minha irmã, mas fomos em um grupo com mais de 15 pessoas, que a princípio não conhecíamos, mas logo desde o primeiro encontro já começamos a desenvolver uma amizade
PRIMEIRA PARADA: MÉXICO
PEREGRINAÇÃO
Nossa primeira parada foi na Cidade do México, lá nós visitamos diversos locais turísticos, tais como as pirâmides de Teotihuacán;
a Catedral Metropolitana de la Asunción de María;
E, o Santuário de Nsa. Sra. de Guadalupe;
Além dos diversos LOCAIS SAGRADOS que passamos, também tivemos tempo para nos conhecermos melhor entre o grupo:
Participamos de refeições, confraternizações juntos, e até mesmo participamos de uma missa em Guadalupe, celebrada pelo Padre Marcos José Theodoro, que nos acompanhou como guia espiritual durante a viagem.
Por fim, pegamos novamente o avião e, desta vez, rumo ao Panamá!
CHEGADA NO PANAMÁ
A SEDE DA JMJ
Embarcamos no México rumo à Cidade do Panamá e, logo no avião fomos contagiados pela alegria da JMJ.
Encontramos um grupo de meninas das Filipinas, que nos ensinaram a rezar a Ave Maria em Inglês e cantar o Hino da JMJ em inglês também!!
Finalmente chegamos ao nosso destino, a cidade onde seria a JMJ 2019!
Tratamos de pegar nosso KIT PEREGRINO, e organizar nossa agenda, pois a semana seria cheia.
Logo cedo participamos da CATEQUESE, junto de uma animação contagiante e muita adoração, o almoço era livre e nos reunimos com outros brasileiros para desvendar a Cidade do Panamá.
Ainda que houvesse um cronograma para a JMJ, também sobrava um tempo para curtir, encontrar peregrinos do mundo todo e aprender mais sobre a cultura local.
Conhecemos peregrinos da França e aprendemos a dizer: Bonjour, Merci!.
Peregrinos da Alemanha e saímos dizendo Danke! a todos.
Foram diversas descobertas, muitos aprendizados e acima de tudo muitas graças, pois em todo momento havia o sopro do Espírito Santo conosco, neste solo que foi consagrado para a chegada do Papa!
VIA SACRA
Logo chegou o dia da VIA SACRA, 10 km debaixo de um Sol lindo, onde o próprio Deus se escondia, olhando por nós.
Acabou sendo um caminho tranquilo, sem muito cansaço pois estávamos movidos pelo amor e devoção.
A Via Sacra terminou no acampamento para a Vigília, milhões de jovens cristãos, do mundo todo, reunidos para passar uma noite em oração em nome de Jesus Cristo, nosso Salvador.
SANTA MISSA
Por fim, o momento mais esperado da viagem, a SANTA MISSA, celebrada pelo Papa Francisco, em um campo enorme, traduzida simultaneamente para milhares de idiomas, onde aconteceu o ato maior de amor, a entrega de Nosso Senhor, a divisão do pão entre irmãos do mundo todo.
Apesar de que nosso evento tenha acabado ali, e logo o Papa iria embora, a paz que se espalhou seria levada por cada jovem, de volta a seu país para evangelizar com muito mais fervor e certeza do amor d’Ele.
Todas as vezes que me recordo deste momento, lembro a sensação de paz que invadiu meu coração, como se o próprio Deus estivesse ali, ao altar, entregando Seu Corpo e Sangue para nossa salvação e do mundo todo.
Ali se concretizou nosso tema:
“Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc 1, 38)”
E nosso propósito apartir dali seria espalhar o Amor e a Palavra, para todos que não tiveram as mesmas oportunidades que nós!
Por fim, ainda tivemos mais alguns dias no Panamá, onde aproveitamos para conhecer mais a cidade, visitar o famoso Canal do Panamá e até mesmo jogar um futebol no parque (O que nunca pode faltar! hahaha)
Finalizamos nosso ciclo de evangelização com novas amizades, novos propósitos e com a fé regenerada, mais forte que nunca!
ÚLTIMA PARADA: COLÔMBIA
A DESPEDIDA
E nossa viagem de peregrinação estava chegando ao fim. Voamos de volta para casa, mas antes passamos um “meio dia” na Colômbia, para conhecer alguns pontos turísticos e pegar nosso vôo direto para SP.
Chegamos no Brasil e, desta vez, diferente de como saímos, voltamos depois de viver a paz contagiante, o amor que arde como fogo e o Espírito que sopra como um vendaval, fomos para nossas casa sabendo que não podemos desistir da obra d’Ele, pois Ele está olhando por nós e por todo mundo.
Shalom Peregrinos, nossa viagem chegou ao fim, finalizo agradecendo a domus pela oportunidade de viajar em peregrinação à JMJ de 2019!
Não se esqueçam de seguir a DOMUS VIAGENS nas redes e acompanhar nossa próximas peregrinações e, acima de tudo, já agendar seu pacote JMJ 2023, para experimentar todas as emoções que esta peregrinação tem a oferecer!
Até logo,
Isabela Kempe;
Equipe Domus.